

PROJETO PEDAGÓGICO SETORIAL DA
BIBLIOTECA MADRE ZARIFE SALES
APRESENTAÇÃO DO PROJETO
O Projeto Setorial de nossa Biblioteca tem por base o Projeto Pedagógico da Escola Madre Zarife Sales, a qual pertence.
É a partir do marco referencial do Projeto Pedagógico da Escola Madre Zarife Sales e da avaliação do contexto social atual nele constatada, que olhamos a biblioteca que possuímos e idealizamos a que queremos construir.
O objetivo central desse Projeto da Biblioteca é elaborar um “PLANO DE AÇÃO”, que representa nossa participação como membros da Comunidade Educacional da Escola, em sintonia e integração com a sua proposta educacional.
É nesse “PLANO DE AÇÃO” que idealizamos as atividades que deverão ser desenvolvidas para o alcance dos objetivos propostos para a Biblioteca.
O Projeto Pedagógico Setorial da Biblioteca Madre Zarife Sales é fundamentalmente cristão e evangelizador, libertador, socializador, includente e transformador, integrado com o Projeto Pedagógico da Escola Madre Zarife Sales e com os demais planos que compõem o Planejamento Global da mesma, que por sua vez se apresentam unificados com o Projeto Pedagógico da Rede Preciosina de Educação.
JUSTIFICATIVA
A Biblioteca deve exercer intensa influência entre seus usuários, participando do universo cultural e de aprendizado das crianças e adolescentes do Ensino Médio, Ensino Fundamental e Educação Infantil da Escola Madre Zarife Sales, e criando condições para que esse mesmo público – considerado em seus diversos níveis internos e externos - participe efetivamente da dinâmica de seu universo.
PÚBLICO ALVO
De modo específico, nosso público alvo é constituído pelas crianças e adolescentes do Ensino Médio, Ensino Fundamental e Educação Infantil da Escola Madre Zarife Sales, pelos Educadores e funcionários em geral da Escola Madre Zarife Sales, pelas famílias do público citado e, de modo amplo, em conformidade com nossa identidade de biblioteca escolar, a todos os estudantes do bairro do Guamá - no qual estamos inseridos -, com especial referência aos alunos da rede pública – com a qual somos vinculados através de convênio com a Secretaria de Estado de Educação e Cultura.
FILOSOFIA DA ESCOLA
Nossa identidade de Escola Católica se manifesta essencialmente através da Pastoral Escolar da Congregação do Preciosíssimo Sangue, que oferece e promove a Educação Evangélico-Libertadora, comprometida com os pobres, com a Caridade de Servir e com o Amor ao Próximo, permitindo que cada um cresça ao seu tempo e segundo a nova criatura da qual se revestiu através do Batismo.
Nossa missão educacional é centrada na importância do homem e da mulher de modo a capacitar cada um a construir sua própria história, como seres especiais da Criação, únicos e irrepetíveis, capazes de vivenciarem relações de autonomia democrática, fraterna e solidária, em busca de uma aprendizagem contínua e participativa, rumo à concretização de seus projetos históricos pessoais e sociais.
A Educação Preciosina é global e globalizadora, integral e integradora, inclusiva e includente, fundamentada nos valores evangélicos e numa ética comprometida com a justiça e a solidariedade planetária. Ela promove a formação de seres humanos livres e libertadores, evangélicos e evangelizadores, criativos e questionadores: Seres sujeitos ativos de seu próprio crescimento e capazes de aprender a pensar e conhecer; criar, recriar e fazer; amar e ser feliz; conviver de forma solidária com os outros e com a Terra; exercer a autêntica cidadania; alcançar o profissionalismo competente; enfim, pôr-se a serviço da articulação de mecanismos que gerem vida e paz.
Nosso cotidiano é marcado pela atuação de uma equipe competente não apenas em seus campos de formação, mas também na Fé Cristã, assegurando que todas as nossas ações reflitam com alegria o espírito da Igreja de Cristo.
Enfim, a Educação Preciosina – missão de nossa Escola Católica – é posta a serviço do Reino de Deus aqui na Terra, alicerçado pelos profetas e precursores da Boa-Nova e fundado por Nosso Senhor Jesus Cristo.
DIAGNOSE DA REALIDADE
Ao passo em que nos tempos atuais persiste a ousadia de provocar a destruição dos valores, com atitudes de violência contra a Vida e o bem estar de cada um e da Humanidade, o homem e a mulher modernos vêem-se provocados a gerar mecanismos que promovam o desenvolvimento da capacidade de construir e reinventar essa sociedade tornando-a, antes de tudo, mais humanitária, justa e fraterna.
É a partir deste contexto que a Escola Madre Zarife Sales, em comunhão com a Rede Preciosina de Educação e todas as escolas católicas do Brasil e do mundo, antevê grandes possibilidades de trabalharmos pela Escola Profética e da Esperança. E é com base nessa perspectiva que elaboramos o presente Plano: Esperamos que ele seja um instrumento precioso de participação para a elevação da qualidade da ação pedagógica e cristã de nossa Escola.
DIAGNOSE DA REALIDADE DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES
O trabalho das bibliotecas escolares envolve o universo pedagógico e cultural de crianças e adolescentes da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Ele pressupõe tanto o conhecimento do currículo escolar de cada um desses níveis da Educação como o conhecimento da Psicologia Educacional direcionada a essas faixas etárias, realidades que permitem que a Biblioteca se constitua de fato em um dos elementos facilitadores do processo educacional de nossa Escola.
O Bibliotecário Escolar é, segundo as funções que desempenha, um Educador-Bibliotecário – ou um Bibliotecário-Educador -, que deve conduzir o planejamento pedagógico de sua biblioteca de forma à direcioná-la aos mesmos rumos aos quais se direcionam as finalidades e objetivos de sua escola, de cada um de seus cursos, de cada uma de suas turmas, de cada família, enfim de cada criança e adolescente.
O Bibliotecário Escolar envolve-se com projetos pedagógicos interdisciplinares e, para promover a biblioteca à sua fidedignidade – que é a de constituir-se como centro de leituras, estudos e pesquisas e de ser foco de irradiação cultural da escola -, precisa ter (sem dúvida!) formação especializada em Educação.
Em bibliotecas escolares, as coleções de livros didáticos, de CDS, de DVDS, de folhetos e de obras literárias atendem de forma tão direta aos interesses e necessidades das crianças e adolescentes do Ensino Médio, Ensino Fundamental e Educação Infantil que, para alcançarem suas finalidades e objetivos, exigem projetos orientados em cumplicidade e intimidade com esse público especial e o sistema educacional que o beneficia.
Resta-nos questionar, afinal: - Qual é a cara que deve ter uma biblioteca escolar?
- A biblioteca escolar deve ter a cara do Projeto Pedagógico da instituição educacional à qual está vinculada e, ao mesmo tempo em que deve ser integral e globalizada, precisa manter os traços psicológicos, sociais e culturais da comunidade em que está inserida. Ela deve concretizar-se como parte intrínseca da proposta pedagógica de sua escola e atuar harmoniosamente integrada ao seu trabalho educacional.
Entende-se então a necessidade de tantas adaptações, criações e recriações nessas bibliotecas...
Além do fator pedagógico abordado, queremos ainda enfatizar a dura realidade do fator econômico, refletir o descaso pela qualidade da Educação e determinar a carência de material, de equipamentos e de pessoal em nossas bibliotecas escolares.
Duas facetas deste fator são contundentes:
1º - A lacuna existente no quadro de pessoal destinado a essas bibliotecas que, quando muito, é representado por um (só) profissional - melhor dizendo: funcionário -, já que muitas vezes nem capacitado é, em Biblioteconomia.
2° - A dificuldade – ou melhor: a impossibilidade - da aquisição dos instrumentos necessários ao trabalho dos bibliotecários nessas bibliotecas, entre eles, os próprios códigos de classificação.
Isso é o que temos observado no referente à realidade das bibliotecas escolares em nosso País, e especificamente em nosso Estado – o Pará.
Mas é para transformar esse quadro que nós Bibliotecários Escolares precisamos trabalhar... Sem acanhamento, sem intimidação... E fartos do conhecimento de que: Para atuarmos em bibliotecas escolares, precisamos criar!
FINALIDADE DA BIBLIOTECA MADRE ZARIFE SALES
Nossa Biblioteca tem como finalidade constituir-se no centro de leitura, pesquisa e dinamização dos estudos dos usuários aos quais serve, irradiando a Cultura e o Conhecimento Científico.
OBJETIVOS DA BIBLIOTECA MADRE ZARIFE SALES
-
Despertar no usuário-educando o gosto pela Biblioteca, incentivando e orientando a leitura, a consulta e a pesquisa.
-
Levar o usuário-educando a assumir iniciativas, compromissos e responsabilidades através do uso e exploração dos recursos e serviços que a Biblioteca oferece.
-
Promover a formação do hábito da leitura no usuário-educando através de atividades específicas, desenvolvendo sua capacidade de concentração, reflexão, compreensão, interpretação e análise crítica.
-
Através da oferta de leituras saudáveis e construtivas, favorecer o crescimento social, mental e intelectual do usuário-educando, possibilitando o desenvolvimento de sua criatividade, cidadania e consciência crítica da realidade que o cerca.
-
Favorecer o desenvolvimento dos estudos e a realização dos trabalhos escolares, disponibilizando seu acervo e seus serviços biblioteconômicos ao usuário-educando.
AVALIAÇÃO
A Biblioteca deverá realizar a avaliação de sua atuação ao final de cada bimestre do ano letivo e apresentar os dados colhidos através dos relatórios bimestrais da Biblioteca Madre Zarife Sales e do “Relatório Anual da Biblioteca Madre Zarife Sales”.
As avaliações deverão ocorrer regularmente em seus momentos, durante os relatórios bimestrais da Biblioteca Madre Zarife Sales e o “Relatório Anual da Biblioteca Madre Zarife Sales”.
O Planejamento anual da Biblioteca Madre Zarife Sales, deve tomar tais avaliações como requisitos básicos para sua realização, pois neste planejamento deverão ser oportunizados mecanismos que favoreçam a evolução e o progresso das atividades e serviços realizados, no sentido de alcançar cada vez mais intensamente os objetivos estipulados para o alcance de sua finalidade.
O presente documento – “Projeto Pedagógico Setorial da Biblioteca Madre Zarife Sales” – deve ser atualizado e reformulado a cada ano letivo.
PLANO ANUAL DE AÇÃO/2017
ATRIBUIÇÕES DA BIBLIOTECA
A Biblioteca deve:
-
Articular mecanismos que a divulguem e possibilitem que o usuário-educando tire o maior proveito possível de seus recursos e serviços, oferecendo-lhe treinamento e orientação adequados para tal.
-
Elaborar, estimular, operacionalizar e manter projetos e atividades didático-pedagógicas que concretizem a finalidade da Biblioteca.
-
Manter atualizado, organizar, ordenar, preservar, divulgar e disponibilizar o material bibliográfico, especial e audiovisual da Biblioteca, relacionado com os currículos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
-
Disponibilizar seu acervo e seus serviços para a leitura, pesquisa e estudo de seus usuários.
-
Manter atualizado e disponibilizar o Sistema de Informatização da Biblioteca – SIBE, ou outro que venha a substituí-lo.
-
Disponibilizar o seu Regulamento, o seu Cronograma das Atividades Anuais, o seu Projeto Pedagógico Setorial e o Projeto Político-Pedagógico da Escola à comunidade escolar.
-
Manter intercâmbio com outras organizações e instituições congêneres.
-
Realizar ao início de cada ano letivo o seu Projeto Pedagógico Setorial e o Planejamento Anual das atividades da Biblioteca, calcado neste documento.
-
Manter atualizado o Regulamento da Biblioteca, calcado neste documento.
QUALIFICAÇÃO
Nossa Biblioteca qualifica-se como escolar e comunitária, tendo em vista sua finalidade, objetivos e os usuários aos quais se direciona.
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO E ATENDIMENTO
O funcionamento da Biblioteca deverá acontecer regularmente das 07h30min às 17h30min.
DIAS DE FUNCIONAMENTO E ATENDIMENTO
A Biblioteca deverá funcionar regularmente de segunda à sexta-feira.
SERVIÇOS QUE DEVEM SER OFERECIDOS AO USUÁRIO
Serviços básicos:
-
Pesquisa.
-
Referência.
-
Consulta local.
-
Empréstimo domiciliar.
Serviços especiais:
-
Pesquisa digital.
-
Plantão de Internet
-
Impressão de documentos.
-
Xerox.
-
Empréstimo de DVDS.
-
Empréstimo de CDS.
-
Empréstimo de materiais especiais.
-
Orientações sobre a pesquisa escolar.
-
Orientações sobre a elaboração do trabalho escolar.
-
Orientações sobre o uso e exploração da Biblioteca.
REGISTRO E IDENTIFICAÇÃO DOS USUÁRIOS
-
Educandos, Educadores, Irmãs Preciosinas e demais funcionários da Escola Madre Zarife Sales: são cadastrados ao início de cada ano escolar no sistema informatizado de nossa Biblioteca, o SIBE ( Sistema Informatizado para Bibliotecas Escolares).
OBS.: A esta classe de usuários a Biblioteca não fornece mais o Cartão de Identificação,
visto já possuirmos digitalmente todas as identificações necessárias – o que torna o cartão
uma burocracia desnecessária.
-
Quanto aos demais leitores – familiares e faixa externa em geral - esses são cadastrados à medida que busquem suas inscrições, sendo-lhes fornecido o Cartão de Identificação da Biblioteca.
DIREITOS DOS USUÁRIOS
Deverão ser direitos dos usuários:
-
Confirmar ou requerer a ativação de seu cadastro e receber o cartão de identificação do leitor, quando for o caso.
-
Receber treinamento e orientação quanto ao uso e exploração eficazes dos recursos e serviços que a Biblioteca oferece.
-
Consultar o acervo da Biblioteca e beneficiar-se dos demais serviços que a Biblioteca oferece.
-
O público externo não usufruirá o direito ao empréstimo domiciliar.
DEVERES DOS USUÁRIOS
-
Identificar-se sempre que desejar utilizar os serviços da Biblioteca, segundo o disposto no Título VII do Regulamento da Biblioteca.
-
Obedecer aos horários de entrada e saída e os dias de atendimento ao público.
-
Observar os prazos de devolução de obras e materiais solicitados.
-
Contribuir na conservação do acervo da Biblioteca.
-
Usar trajes adequados ao ambiente da Biblioteca.
-
Cumprir todas as normas definidas no Regulamento da Biblioteca.
-
Os usuários devem cumprir também as determinações específicas que possam surgir no decorrer do ano letivo, para assegurar o bom funcionamento da Biblioteca.
A DISCIPLINA NO AMBIENTE DA BIBLIOTECA
-
Manter silêncio nas Salas de Estudo e de Pesquisa.
-
Abster-se de repetidas entradas e saídas nas salas da Biblioteca.
-
Não lanchar ao ambiente da Biblioteca.
Por ser a Biblioteca um ambiente próprio para a leitura, pesquisa, estudo e reflexão, seu usuário deverá submete-se ao cumprimento das seguintes normas:
A DISCIPLINA QUANTO AO USO DOS RECURSOS DA BIBLIOTECA
Objetivando despertar e desenvolver o respeito e a responsabilidade pelo coletivo, bem como preservar o prédio, móveis, equipamentos, materiais de ornamentação e o acervo da Biblioteca, o usuário deverá submeter-se ao cumprimento das seguintes normas:
CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES
A Biblioteca deverá elaborar o Cronograma das Atividades Planejadas para o ano letivo por ocasião de seu Planejamento Anual e colocá-lo à disposição de seus usuários, promovendo a necessária divulgação das atividades e projetos planejados.
AVALIAÇÃO
A Biblioteca deverá realizar a avaliação de sua atuação ao final de cada bimestre do ano letivo e apresentar os dados colhidos através dos relatórios bimestrais da Biblioteca Madre Zarife Sales e do “Relatório Anual da Biblioteca Madre Zarife Sales”.
As avaliações deverão ocorrer regularmente em seus momentos, durante os relatórios bimestrais da Biblioteca Madre Zarife Sales e o “Relatório Anual da Biblioteca Madre Zarife Sales”.
O Planejamento anual da Biblioteca Madre Zarife Sales, deve tomar tais avaliações como requisitos básicos para sua realização, pois neste planejamento deverão ser oportunizados mecanismos que favoreçam a evolução e o progresso das atividades e serviços realizados, no sentido de alcançar cada vez mais intensamente os objetivos estipulados para o alcance de sua finalidade.
O presente documento – “Projeto Pedagógico Setorial da Biblioteca Madre Zarife Sales” – deve ser atualizado e reformulado a cada ano letivo.
